| | | | | | |

A gengivite é uma inflamação na gengiva que pode causar muito incômodo e acomete mais os adolescentes.

O que é gengivite?

É uma inflamação na gengiva causada pela placa bacteriana, que, por sua vez, é uma película (formada pelos restos de alimentos das refeições) que envolve os dentes. A placa está sujeita à ação de microorganismos que se alimentam desses resíduos deixados nos dentes.

O que a gengivite provoca?

Os primeiros sintomas da gengivite são a mudança da cor e forma da gengiva, que fica mais avermelhada e inchada. Se não for tratado, o problema pode levar à perda óssea (periodontite) e perda dos dentes.

Como prevenir?

Escovando bem os dentes e passando o fio dental, além de procurar o dentista para fazer profilaxia a cada 6 meses.

Como tratar?

Dra. Cristiana explica que não existem medicamentos para o tratamento da gengivite. O ideal é usar uma pasta ou creme dental com PH neutro, para não agredir a gengiva e a mucosa bucal. Segundo a dentista, o segredo está na ação mecânica, no exercício de escovar os dentes e a gengiva corretamente. Ela também alerta para a importância do uso do fio dental para a remoção da placa. Se os dentes não são escovados ou se a escovação for mal feita sem o uso do fio, após três dias, a placa já terá se formado. Após nove dias, a placa se calcifica formando o tártaro. Nesse caso, a remoção só poderá ser feita por um profissional.

Existe um público (sexo/faixa etária) mais suscetível à gengivite?

A maior prevalência do problema é na adolescência, por conta do desleixo e da falta de cuidado com os dentes comuns à maioria das pessoas nessa faixa etária. Além disso, é importante considerar a questão hormonal dos adolescentes, que também contribui para o aparecimento da gengivite.