| | | | | | |

Doença Periodontal

Por muito tempo as questões bucais foram ignoradas quando se referia a problemas no organismo, hoje sabe-se que elas podem interferir, agravar ou até provocar problemas sérios. Saiba como a doença periodontal se relaciona com as patologias abaixo:

AVC (acidente vascular cerebral isquêmico)

Alguns pesquisadores avaliaram a severidade da doença periodontal em pacientes que apresentaram AVCI (acidente vascular cerebral isquêmico), conhecido popularmente como derrame cerebral, na busca de uma possível associação entre duas patologias. Foram examinados 100 pacientes, sendo 50 com diagnóstico de AVCI, e 50 não apresentavam a doença. Foram coletados dados do prontuário médico do questionário respondido pelo paciente e do exame clínico periodontal.

Os resultados revelaram que índice de placa > 72,4 é risco para AVCI, e representa no mínimo 5,3 vezes mais chance de desenvolver tal patologia. Os resultados gráficos revelam que todas as variáveis: cor gengival, supuração, mobilidade e severidade da doença periodontal se mostraram superiores no caso do grupo de pessoas com AVCI ou seja, apresentavam mais infecção bucal comparado a pacientes de outro grupo.

Gravidez

Atualmente, novas evidências têm demonstrado um novo fator de risco da doença. Mulheres grávidas com doença periodontal podem apresentar até sete vezes mais chance de ter filhos nascidos muito antes do tempo e muito pequenos. Mais pesquisas ainda são necessárias para confirmar como a doença periodontal pode afetar os resultados da gravidez. Parece que a doença periodontal aumenta os níveis de fluidos biológicos que induzem ao parto, podendo levar a prematuridade.

Pulmões

Infecções respiratórias bacterianas podem ser adquiridas através da aspiração (inalação) de pequenas gotículas da boca e da garganta que vão para os pulmões. Estas gotículas contêm germes que podem se instalar e se multiplicar nos pulmões e causar danos. Alguns estudos demonstram que bactérias da garganta, assim como da boca, podem ser encontradas no trato respiratório. Isto pode causar infecções ou piorar condições pulmonares já existentes. Pessoas com doença respiratória, tal como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), sofrem tipicamente de problemas de imunidade no organismo, tornando mais difícil eliminar bactérias dos pulmões.

Osteosporose

Hoje já se pode afirmar que existe uma relação entre a osteoporose e a perda óssea mandibular. A osteoporose pode levar a perda dentária porque a densidade óssea ao redor do dente pode ser afetada, o que significa que o dente não terá mais uma fundação sólida. Entretanto, uma terapia de reposição hormonal pode oferecer alguma melhora. A utilização de suplemento de estrogênio em mulheres na menopausa diminui a progressão da doença periodontal. Os pesquisadores suspeitaram que a deficiência de estrogênio e a osteopenia/osteoporose aumentam a progressão de perda óssea bucal durante a menopausa, o que poderia levar a perda dentária. Alguns trabalhos científicos também concluiram que a reposição com estrogênio foi capaz de diminuir a inflamação gengival e a perda de inserção (destruição das fibras e osso que suportam os dentes) em mulheres com sinais de osteoporose

Diabetes

Pessoas com diabetes são mais suscetíveis à doença periodontal do que pessoas sem diabetes, provavelmente porque indivíduos diabéticos estão mais propensos a contrair infecções. De fato, a doença periodontal é geralmente considerada a sexta complicação do diabetes.

Os indivíduos que não controlam a diabetes estão especialmente sob risco. Um estudo recente descobriu que pacientes com diabetes tipo 2 não-controlada são mais susceptíveis a desenvolver doença periodontal do que pacientes com diabetes controlado. A doença periodontal pode tornar mais difícil para pacientes com diabetes controlar os níveis de açúcar no sangue. Isto põe os diabéticos sob um risco aumentado de complicações do diabetes. Portanto, diabéticos que têm doença periodontal devem ser tratados para eliminar a infecção periodontal.

Resumo: ter uma boca saudável, sem doença periodontal é de grande relevância para a sua saúde geral.